A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (29) a operação Amazônia.com, que visa combater o desmatamento em Rondônia e a venda ilegal de terras públicas através do Facebook e outras redes sociais.
Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Monte Negro (RO), Cujubim (RO) e Humaitá (AM). Todas as ordens judiciais foram expedidas pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Velho/RO e pela 2ª Vara da Justiça Estadual de Machadinho D´Oeste.
A operação foi deflagrada após uma reportagem revelar que terras protegidas da Amazônia, principalmente em áreas indígenas, estão sendo vendidas na internet.
Através de um repórter descaracterizado, a BBC fez contato direto com pessoas que teriam postado anúncios ofertando a venda de terras de domínio público sem os registros necessários.
Segundo a PF, em alguns dos anúncios, os investigados anunciam a venda de imóveis rurais na região amazônica com 830 hectares por valores que chegam a R$ 1,6 milhão.
Nesta quinta-feira, os investigados vão ser ouvidos pela PF e responderão pelos crimes de estelionato e desmatamento em terras de domínio público.