RIO — O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) utilizou a sua conta no Twitter para parabenizar a atuação dos policias militares em Valença, no interior do estado, na tarde desta quarta-feira. Mais cedo, os PMs salvaram uma idosa de 83 anos, que foi feita refém por um homem armado — ele havia acabado de assaltar uma joalheria próximo ao local onde ocorreu a ação.
“Parabéns aos Policiais Militares de Valença-RJ que salvaram a senhora de 83 anos feita refém por um bandido covarde, ficando mais de 10 minutos com uma arma apontada para sua cabeça. Belo trabalho! A vida do cidadão de bem sempre deve ser prioridade!”, escreveu Bolsonaro no microblog.
Parabéns aos Policiais Militares de Valença-RJ que salvaram a senhora de 83 anos feita refém por um bandido covarde, ficando mais de 10 minutos com uma arma apontada para sua cabeça. Belo trabalho! A vida do cidadão de bem sempre deve ser prioridade!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 5 de dezembro de 2018
Filho de Bolsonaro, o deputado estadual eleito pelo estado de São Paulo Eduardo Bolsonaro (PSL) também comentou o episódio:
“Aplausos para esse policial. Merece uma medalha, a qualquer momento o criminoso poderia matar a idosa ou o próprio policial”, escreveu.
Aplausos para esse policial. Merece uma medalha, a qualquer momento o criminoso poderia matar a idosa ou o próprio policial ??? https://t.co/3EBDCJ8tRE
— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) 5 de dezembro de 2018
Ação ocorreu no Centro de Valença
Um vídeo mostra a ação dos dos policiais no Centro daquele município. Segundo informações do 10º BPM (Barra do Piraí), o suspeito, após assaltar a loja, o suspeito viu os policiais e apontou sua arma para a vítima.
Vídeo mostra o momento em que PMs rendem o homem que fazia uma senhora refém. Crédito: WhatsApp pic.twitter.com/3E0QLWVwf3
— Casos de Polícia (@CasodePolicia) 5 de dezembro de 2018
Pessoas que passavam pela na Rua Benjamim Guimarães, em frente ao mercado municipal, acompanharam toda a ação. Muitos registraram o momento em que o homem prende a mulher com um golpe conhecido como “mata-leão” e aponta a arma em direção ao rosto dela.
Em seguida, ambos caem. De acordo com informações preliminares da PM, a vítima, identificada como Tereza de Jesus Ferreira Sacramento, teria se desequilibrado e caído, permitindo que o policial mais próximo tivesse maior visibilidade do bandido e atirasse. O suspeito não resistiu aos ferimentos e morreu no local.