Influenciador Luiz Paulo explica: afinal, o que é ser um influenciador nas redes?

Digitais influencers funcionam como uma forma de "vitrine", promovem produtos e marcas e despertam seguidores nas redes sociais

Se tem algo que consegue mostrar o quanto a ascensão das redes sociais revolucionou várias áreas da nossa vida é o digital influencer. Essa carreira, relativamente nova no mercado, deixa claro que quando estamos falando de curtidas, comentários, visualizações, estamos falando do reflexo daquilo que a sociedade está acompanhando ou rejeitando.

No entanto, em meio a inúmeras publicações, tentativas de engajamento, parcerias, publiposts, fica o questionamento: o que, exatamente, é ser um influenciador? Como é a rotina que acompanha essa profissão?

Com isso em mente, conversamos com o influenciador digital Luiz Paulo Cardoso, de 23 anos, morador de Rio Negrinho/SC, visando entender melhor as verdades por trás da carreira de um digital influencer.

Luiz Paulo explicou em primeiro momento,  o termo em sua raiz: digital influencer (ou, traduzindo literalmente, influenciadores digitais), que, segundo ele, basicamente, é a pessoa que detém o poder de influência em um determinado grupo de pessoas. Esses profissionais das redes sociais impactam centenas e até milhares de seguidores, todos os dias, com o seu estilo de vida, opiniões e hábitos.

“O influencer digital é uma pessoa capaz de influenciar e formar a opinião de outras pessoas, por meio de conteúdos que ela produz nas redes sociais. Esses conteúdos podem abordar qualquer tipo de assunto, de qualquer nicho. Ser digital influencer é ser um profissional que produz conteúdo na internet e através destes, influenciar a sua base de seguidores a partir de seu comportamento na rede, seja com reviews de produtos e serviços, dicas, tutoriais, publicando seu lifestyle e enfim,” disse Luiz Paulo.

Com base na fala de Luiz Paulo, abrimos um leque que pode envolver:

É válido apontar que a ascensão do digital influencer ocorre de maneira diretamente proporcional ao aumento do consumo de informação e produtos na internet. E as marcas têm aproveitado esse momento para estar mais presente e mais próxima ao consumidor.

Na prática, o influencer impacta e conquista seguidores e fãs, através da produção de conteúdo, além de usar as mídias digitais (no caso, costumeiramente o Instagram, o Facebook, o YouTube ou até mesmo o blog) como meio para entregar a informação.

Os influenciadores digitais lucram por meio de patrocínios de produtos e serviços que têm a ver com os assuntos abordados por eles, uma vez que o público alvo é justamente os seguidores desses influenciadores. Alguns destes digitais influencers passam a trabalhar somente com essa profissão, após conquistarem milhares de seguidores.

Confira um pouco mais da entrevista com o Influenciador Digital Luiz Paulo:

Lista News: Para você, o que faz um digital influencer?

Luiz Paulo: Um digital influencer cria diversos conteúdos nas redes, desde lifestyle até reviews de produtos e serviços, dicas, tutoriais e enfim, e na maioria dos casos, é o que faz com que uma pessoa “comum” se torne influenciadora. E o conteúdo pode ser no formato de vídeo, foto ou conteúdo escrito, por exemplo. Lembrando que o tema do conteúdo provavelmente sofrerá variações de acordo com o nicho. Além disso, o influencer digital deve ter carisma e é através disso, que ele cria além de seguidores, fãs natos, que são as pessoas que interagem, gostam e até copiam para as próprias vidas, a forma que seu digital influencer se porta no dia a dia. Ou seja, o influencer digital, como o nome já diz, influência direta e indiretamente a vida de pessoas.

Lista News: Como funciona a questão de divulgação de produtos por parte de um influencer digital?

Luiz Paulo: Sabemos que a divulgação de produtos, a tradicional publicidade, é uma das principais estratégias de monetização de conteúdo e para que isso ocorra de forma efetiva, a forma que ela será feita dependerá de acordo com o influenciador, mas o objetivo é o mesmo: destacar as qualidades do produto do contratante. Para mim, quanto mais criativo e espontâneo for o influenciador, melhor será a estratégia de divulgação desses produtos. Isso porque aquelas divulgações simples já não fazem o mesmo efeito: entre centenas de perfis seguidos no Instagram, por exemplo, o que faz com que aquela pessoa se destaque? Além disso, a marca que contrata o influencer deve dar liberdade criativa ao influenciador, para que ele crie a história, o roteiro e os diálogos da “publi”, para que essas pessoas adaptem a divulgação de acordo com o nicho.

Lista News: Vale a pena contratar um Digital Influencer?

Luiz Paulo:  Vale sim a pena, porém, é necessário que a marca contratante deve considerar alguns pontos importantes.  A marca deve ter seu nicho bem definido, conheça seu público e entenda os melhores canais de veiculação, falo isso porque por exemplo, dois influenciadores digitais do seu interesse podem ter públicos completamente diferentes e desta forma é preciso saber como definir aquele que é mais adequado. Ou seja, o influencer deve conhecer a marca, conhecer a proposta de valor e onde a marca quer chegar com a campanha.

Destaco também que é necessário que a marca tenha os objetivos da campanha muito claros, ter os objetivos na ponta da língua antes de criar qualquer tipo de planejamento estratégico e escolher um digital influencer. Pois, no caso dos influenciadores digitais, na maioria das vezes, o retorno é feito por meio de reconhecimento de marca divulgada. As pessoas conhecem o influencer e passam a seguir as dicas dele e passam a acompanhar a marca divulgada, e, podem até se tornar clientes de fato.

Algumas empresas investem em digital influencers pensando na quantidade exata de vendas que serão fechadas, por exemplo, e é ai que a frustração pode acontecer ao entender que o público daquela pessoa em específico consome informação de maneira mais lenta, quando na verdade o influencer não tem a missão de vender para a marca, mas sim, divulgá-la nas redes, torná-la conhecida e gerar esse engajamento necessário. Óbvio que através desta forma de marketing, poderá atrair clientes a marca.

Outro ponto de fundamental importância, ao meu ver, é o fato de que a empresa deve estar preparada para assimilar os impactos, pois, imagine só, o influenciador cumpre o seu papel e horas depois do primeiro conteúdo ser publicado, uma chuva de seguidores foram para a página da marca ou até mesmo seu site para fazer as compras, mas a equipe da empresa não havia considerado o cenário e não se preparou para o alto volume de tráfego e o site caiu, ou, a marca não conseguiu atender à todos e enquanto isso, o post segue no ar, os seguidores que iriam ser clientes continuam visualizando, acessando o site ou a página da empresa anunciada e se frustrando. Para que isso não ocorra, a empresa deve estar preparada, com seus canais de suporte prontos para receber, vender e solucionar dúvidas, e em casos que há a divulgação de cumpom, a empresa deve verificar se ele foi passado corretamente ao influenciador digital e se está funcionando. Enfim, são vários os pontos, mas posso asssegurar que SIM, contratar um influenciador digital faz toda a diferença e é a nova modalidade de marketing e que dá sim, resultados.

Lista News: Analisamos seu perfil na rede e verificamos que você é adepto ao lifestyle, pode nos explicar o que é LifeStyle?

Luiz Paulo: LifeStyle é o conjunto de atitudes, preferências e hábitos associados a uma pessoa ou a um grupo, mais precisamente, é a divulgação do estilo de vida do influencer, pessoas que assim como eu, mostram seu dia-a-dia, o que estão fazendo, mostram sua personalidade e enfim. Mostrar sua vida, onde foi, o que vestiu, o que vai fazer, o que está fazendo, enfim, isso tudo é lifestyle. E não existe um lifestyle melhor ou pior que outro. Afinal, o estilo de vida de cada pessoa depende de inúmeros fatores. No entanto, com as redes sociais, fica muito fácil perceber qual é o lifestyle de uma pessoa. Lembrando que é bom que o influenciador tenha atenção a qual imagem está transmitindo nas redes sociais, qual são seus posicionamentos e enfim.

Lista News: Quais cuidados a pessoa deve ter ao querer se tornar um digital influencer?

Luiz Paulo: Como eu disse anteriormente, a forma como essa pessoa vai se portar na internet, sobre quais conteúdos irá falar, e até mesmo, como ela irá se posicionar sobre alguma questão.  Devemos saber que apesar de amarmos nosso trabalho e de ter pontos positivos nessa exposição nas redes, é que há pontos negativos também, uma vez que em alguns casos, mesmo que você não queira, você terá que se pronunciar sobre situações de sua vida pessoal e isso faz parte. Devemos ser o mais transparentes possíveis e analisar se devemos ou não dar opinião sobre algo.

A vida de digital influencer é muito intensa, devemos produzir nossos conteúdos, nosso lifestyle, atender às marcas que nos procuram. Muitas das vezes dormimos e acordamos trabalhando, pensando em que conteúdo criar, quais resenhas de produtos, bate-papos com variados temas e respondermos aos comentários de nossos seguidores. Muitas vezes acordo de madrugada para responder mensagens, comentários e enfim, dar a atenção aos seguidores. É importante que a gente se mantenha perto do nosso público, que tem criado carinho e afinidade com a gente. Apesar de uma rotina cansativo às vezes, é muito gratificante, gera bons frutos. Amo produzir fotos, vídeos, reels, além de produzir conteúdos publicitários. Não tenho hora para parar de trabalhar, trabalho até de madrugada quando acordo. Mas amo essa vida, amo ser influenciador digital.

Sobre Luiz Paulo:

Luiz Paulo Cardoso tem forte atuação no Instagram, com sua conta: @luiz_paaulo, tendo atualmente 8 mil seguidores e um alcance mensal de 250 mil impressões, entre posts, reels, stories e fotos.

Natural da Lapa, no estado do Paraná, Luiz Paulo nasceu em 26 de Junho de 1999, cresceu em Rio Negrinho, estado de Santa Catarina, tem 23 anos de idade e começou sua tragetória na internet com um canal no YouTube no ano de 2016, mas cresceu mesmo com a chegada do Instagram, que é hoje, sua principal ferramente de trabalho nas redes sociais.

Luiz Paulo já residiu em várias cidades do Sul, entre elas, Curitiba, Joinville, Blumenau, Itajaí, Florianópolis, Barra Velha, entre outras, além de ter morado em Vilhena, no estado de Rondônia. Desta forma, o jovem influencer tem seguidores de Norte à Sul do país, estando em enorme expansão, principalmente na cidade em que reside atualmente, que é Rio Negrinho, onde já é referência no mundo dos digitais influencers.

Casado com o jornalista Antonio Carlos há 02 anos, o influenciador digital é apaixonado pela família, em especial à sua mãe Wanderléia e seu irmão Ryan.

“Me sigam nas redes sociais e me acompanhem, serão muito bem vindos e vão gostar dos meus conteúdos,” disse Luiz Paulo, ao finalizar a entrevista exclusiva ao Lista News.

Redação

Lista News

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