Após quatro horas de expectativas, a Boeing suspendeu o primeiro voo do novo 777-9X. Os fortes ventos que atingiram o aeroporto de Paine Field, em Everett, nos arredores de Seattle, comprometeram a realização do voo inaugural.
Com rajadas constantes o vento não deu trégua durante as mais de duas horas que o 777-9X esteve aguardando na cabeceira 34L, do aeroporto Paine Field (KPAE). Os dados do METAR (METeorological Aerodrome Report), o informe meteorológico regular de aeródromo, indicou ventos de 18 nós (33 km/h) e rajadas de até 29 nós (54 km/h), impedindo a decolagem do avião.
Embora em um operação regular um 777-300ER, por exemplo, poderia decolar com condições meteorológicas adversas, por se tratar de um voo de testes, mais especificamente do primeiro voo, as restrições são maiores.
A Boeing deverá reagendar o primeiro voo, que deveria ter ocorrido na última quinta-feira (23), mas foi suspenso justamente pela meteorologia. A expectativa é que a estreia do 777X ocorra até o final de semana.
O 777-9X é o maior avião bimotor do mundo, tendo como uma de suas maiores inovações as asas dobráveis, que permite reduzir a envergadura em operações no solo, que passa de 71,7 m para 64,8 m. O modelo oferece grande capacidade e alcance, possibilitando que diversas empresas aéreas aposentem até mesmo o Boeing 747-400 e 747-8I, assim como o A380, que embora ofereçam capacidade ligeiramente superior, seus custos operacionas são muito maiores.